individualizacao-de-agua

10 motivos para você ter uma gestão de consumo inteligente no seu condomínio

A vida em condomínio pode tornar-se um caos quando moradores não cumprem obrigações nem respeitam os direitos de vizinhança. Um fator que gera muita discussão em assembleias diz respeito à conta de água em condomínios sem hidrômetros individuais. A conta de água é a segunda maior despesa do condomínio. Só perde para os gastos com a folha de pagamento, encargos sociais e trabalhistas.

O que fazer? Individualizar os hidrômetros e implantar o sistema de telemetria que permite a leitura e controle do consumo e a identificação de vazamentos. A empresa Tecmetra, referência no mercado nacional, oferece produtos e serviços para individualizar a leitura de água, luz e gás. Veja os benefícios dessa tecnologia.

1. Leitura individualizada

A individualização das contas de água, com a instalação de hidrômetros para cada unidade habitacional, é mais justa. Cada condômino pagará a conta conforme o próprio consumo. No sistema coletivo, a conta é rateada entre os condôminos, ou seja, as pessoas pagam o mesmo valor, independentemente do volume de água consumido ao mês. Ao individualizar os hidrômetros, a administradora do condomínio terá controle sobre o consumo de cada moradia. O sistema de telemetria possibilita a emissão de contas individuais.

2. Redução de gastos

A gestão inteligente do condomínio, com a individualização dos hidrômetros e o uso
de tecnologia avançada para controlar o consumo e identificar vazamentos, possibilita uma economia de até 40% na conta de água. Com isso, fica mais fácil para a administradora do condomínio implementar outras melhorias no prédio, sem que os custos pesem no bolso dos moradores.

3. Monitoramento do consumo

O sistema de telemetria possibilita o monitoramento do consumo individual
e das áreas comuns. Com aparelhos conectados à internet, é possível acessar os dados através de smartphone ou outros dispositivos móveis, além do computador comum, e saber quais unidades apresentam maior consumo de água. Com esta tecnologia, a administradora do condomínio poderá gerar relatórios individuais e gerais. As informações serão úteis para fundamentar ações de combate ao desperdício de água. O trabalho do síndico será mais eficiente.

4. Identificação de vazamentos

Outro benefício do sistema de telemetria é a identificação precisa de pontos
de vazamento. Isto é muito importante para evitar o pagamento de uma conta de água astronômica, em decorrência de vazamentos não percebidos a tempo. Esta tecnologia torna o controle e a manutenção preventiva muito mais eficientes e eficazes. O síndico poderá tomar providências com mais rapidez.

5. Consumo racional

A telemetria emite relatórios de consumo individual e das áreas comuns. Com base
nesses dados, a administradora do condomínio poderá planejar estratégias para promover o consumo racional, inclusive direcionando as campanhas aos condôminos que gastam muita água sem necessidade.

6. Valorização imobiliária

A gestão inteligente do condomínio agrega valor imobiliário às unidades
habitacionais. Quem busca um imóvel para comprar ou alugar leva em conta a estrutura e a administração do condomínio. Isto implica em saber quais os gastos estão incluídos na taxa de condomínio. Portanto, a individualização de hidrômetros e instalações de gás é um item positivo para a valorização do imóvel. Ao perceber que a gestão do condomínio é realizada com profissionalismo, priorizando soluções tecnológicas para reduzir custos, o público terá mais interesse.

7. Cumprir a legislação

A individualização dos hidrômetros tornou-se obrigatória para os novos condomínios, por força da Lei Federal 13.312/16. Portanto, na hora de comprar um imóvel em condomínio novo, o cliente, certamente, escolherá aquele que cumpre a legislação e outras normas.

8. Combate a fraudes

Quando os hidrômetros são individualizados, podem ocorrer os famosos “gatos”. Ou
seja, inadimplentes, para não ficar sem água e gás, assumem os riscos de fazer ligações clandestinas. Com a telemetria, o consumo é monitorado. Dessa forma, ao constatar a redução brusca de consumo, o síndico poderá investigar o caso e tomar as devidas providências.

9. Pacificação do condomínio

Viver em condomínio pode trazer muita dor de cabeça para quem paga as
contas em dia, mas é obrigado a arcar com os débitos alheios. O aumento da conta, devido ao consumo excessivo de água, gás e luz, gera muitas discussões entre os condomínios. A gestão inteligente do condomínio pode colocar um ponto final nesta animosidade.

10. Sustentabilidade ambiental

O consumo racional de água, que é um recurso natural finito, é
imprescindível para a vida humana. Quem passou pela experiência do racionamento sabe bem os transtornos que a medida causa. Sem a individualização é difícil conscientizar o morador sobre a necessidade de reduzir o consumo, uma vez que ele não percebe esse gasto no bolso. Para quem faz uso racional de água, não é justo manter a conta coletiva. A gestão inteligente do condomínio contribui para a sustentabilidade ambiental.

A Tecmetra é uma empresa que oferece soluções tecnológicas para gestão de condomínios residenciais e comerciais como a individualização das instalações de água, energia elétrica e gás. O sistema desenvolvido pela Tecmetra possui tecnologia avançada e proporciona o gerenciamento eletrônico de dados, gestão de contas e segurança hidráulica. A Tecmetra executa projetos iniciais e faz as adequações necessárias em condomínios que ainda não possuem instalações individualizadas para a leitura de água, luz e gás.

medição individualizada de água
Gostou deste artigo? Deixe um comentário e leia mais sobre o assunto em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat