individualizacao de agua em condominios

Individualização de gás e água com gestão de consumo inteligente: A solução que aumenta vendas

O governo federal sancionou em julho de 2016 a lei 13.312, que torna obrigatória a adoção da medição individualizada do consumo de água nos condomínios.

O principal objetivo com a medida é a redução em até 40% do consumo de água, como garantem ser possível os especialistas.

A obrigatoriedade da individualização da medição só se tornará obrigatória, no entanto, cinco anos após a promulgação da lei. Estão obrigados a adotar as mudanças os novos empreendimentos imobiliários. A lei não atinge as construções já existentes.

Oportunidade de gerar valor

Não obstante, a tendência é de que as construtoras adotem imediatamente a individualização de água e gás. Empresas como a Tecmetra já disponibilizam tecnologia para o controle e individualização do consumo.

Na medida em que se dissemine essa nova prática, as pessoas passarão, naturalmente, a preferir os empreendimentos imobiliários que adotem a individualização de água e gás. Trata-se de uma medida que confere alto valor aos empreendimentos imobiliários, uma vez que contempla uma demanda por consumo sustentável que é muito cara à sociedade.

Além disso, os empreendimentos imobiliários que adotarem a individualização do consumo de água e gás estarão proporcionando aos seus condôminos uma ótima oportunidade de economizar nas despesas. Atualmente, independente do volume do consumo, todos rateiam a conta igualmente. Com as novas tecnologias, será possível fazer uma distribuição mais justa da despesa, proporcional ao consumo.

Certamente, as construtoras já têm em mente que adotar a individualização de água e gás em seus empreendimentos imobiliários é criar um diferencial competitivo, valorizando o imóvel e abrindo caminho para mais vendas.

Gestão de consumo inteligente

Mais cedo ou mais tarde, a individualização de água e gás se tornará uma espécie de commodities entre os novos empreendimentos. O diferencial passará a ser quem tem a melhor tecnologia.

A Tecmetra está um passo à frente, pois desenvolveu uma tecnologia que permite a cada morador do condomínio acompanhar e fazer a gestão individual do seu consumo. Esse controle é feito através de um aplicativo conectado a cada residência, que permite que o morador acompanhe os dados de seu consumo no computador ou no smartphone.

Ao síndico, o sistema da Tecmetra torna possível estabelecer metas de consumo e acompanhar sua realização diariamente. Sem contar, claro, com a individualização do consumo e controle do desperdício. Somente o consumo das áreas comuns do condomínio é dividido igualmente entre todos os condôminos.

Individualização não é privilégio dos novos empreendimentos imobiliários

Sem dúvida alguma, a individualização do consumo é uma tendência irreversível. As construtoras não devem esperar que a exigência entre em vigor, mas, ao contrário, encarar a individualização da medição do consumo como uma oportunidade de oferecer valor ao mercado.

O fato de excluir os condomínios antigos da exigência, pelo menos à luz da lei, não significa que esses últimos não possam também adotar a mudança.

A Tecmetra desenvolve soluções exclusivas para situação, inclusive para condomínios antigos. Para os condôminos, é uma forma de valorizar o imóvel para uma futura venda, mas também, claro, de colher os benefícios da individualização da medição do consumo.

Individualizacao de agua

Gostou desse post? Compartilhe e leia outros artigos em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat