Porque 70% dos síndicos não têm suas decisões aprovadas pelo condomínio

Uma das formas de habitação mais procuradas hoje em dia são os condomínios, que oferecem maior segurança e privacidade para seus moradores. No entanto, nesses espaços, com tantas pessoas dividindo uma mesma área, é preciso contar com a atuação dos síndicos, que são responsáveis por manter a ordem, bem como estipular regras e regimentos necessários para a boa convivência de todos.

O síndico de condomínio é também responsável por resolver todos os problemas, ou então, encaminhá-los para que possam ser resolvidos. Cabe a ele verificar e certificar se todas as instalações hídricas e elétricas estão funcionando bem, além de estar sempre disposto para ouvir as reclamações dos moradores.

Dessa forma, o síndico tem a função de preservar e manter em boas condições todas as estruturas do condomínio, mudando o que for preciso para melhorar cada vez mais. E é aí que entra um dos principais desafios do síndico: fazer com que os moradores concordem e aprovem as mudanças sugeridas por ele. Mas por que isso acontece? Por que é tão difícil convencer os condôminos?

Existem diversos fatores para que essa mudança sugerida pelo síndico nem sempre seja aprovada, veja as principais causas disso acontecer:

Mau relacionamento

Um dos principais motivos que levam os condôminos a não aceitarem as alterações do síndico é a falta de um bom relacionamento entre as duas partes. Talvez isso aconteça pelo fato de que nem sempre os síndicos aceitem as reclamações dos moradores, o que faz com que estes também se revoltem quando a mudança parte do síndico.

Falta de provas 

Outro fator que leva ao desacordo entre síndico e condômino é a falta de dados e informações necessárias, pois se tem a impressão de que as mudanças servem para satisfazer apenas ao síndico e não aos moradores.

Incerteza na apresentação 

Além da falta de dados, muitos síndicos não têm a aprovação pare realizar as alterações que julgam necessárias porque não sabem se comunicar.

Agora que você já sabe quais são os principais motivos que fazem com que os condôminos não aceitem as mudanças propostas pelo síndico, veja como mudar essa situação e estabelecer uma boa relação entre as duas partes.

O que deve ser feito está diretamente relacionado com os motivos já citados, ou seja, em primeiro lugar, deve-se estabelecer um bom relacionamento com os moradores, tentar ajudá-los sempre que possível, pois assim ficará mais fácil de que aceitem as suas propostas.

Mas também não adianta manter uma boa relação com os condôminos se as suas sugestões não tiverem nenhum fundamento. Isso quer dizer que ficará muito mais fácil convencê-los se você apresentar, juntamente com as propostas, dados, cálculos e informações que mostrem que as mudanças podem trazer resultados positivos para todos. Sabe aquele ditado “contra fatos não há argumentos”? Então, se baseie nele para comprovar suas sugestões.

E por fim, por mais simples que pareça o papel de um síndico, investir em uma boa comunicação é fundamental, uma vez que fica muito mais difícil de acreditar em quem não sabe expor suas próprias ideias, não é? Por isso, saiba conversar com os condôminos, apresentar suas sugestões com clareza, sempre aberto para dúvidas e demais propostas, pois assim, você conseguirá maior aprovação para seus futuros projetos.

A economia é uma excelente sugestão de melhorias para um condomínio, e por isso a Tecmetra tem planos que irão contribuir para uma gestão que agrade os condôminos em seu condomínio. Consulte nossas vantagens clicando no botão abaixo⬇⬇

medição individualizada de água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat