Guia da individualização de água

É possível contar com uma série de tecnologias para as mais variadas situações do cotidiano. Quando o assunto é a telemetria e a gestão inteligente de um condomínio, a questão não é diferente, visto que atualmente já existem recursos tecnológicos que visam facilitar o trabalho dos síndicos nos seus processos de gestão.

A telemetria consiste em uma tecnologia que possibilita medir dados com uma alta precisão. No caso de um condomínio, tanto um novo quanto um antigo, é possível adotar aplicativos para a realização da telemetria, com o intuito de efetuar a medição individualizada de água e gás.

Sendo assim, é pertinente que moradores e síndicos compreendam como funciona esse processo de medição individualizada.

Individualização de água e gás

Esse procedimento consiste na instalação de hidrômetros nos ramais das unidades de habitação de um condomínio. Com isso, é possível efetuar a emissão de contas individualizadas, apontando assim o consumo real de cada apartamento que constitui o condomínio.

Em termos econômicos, é possível aferir que a medição individualizada possibilita que cada apartamento efetue o pagamento apenas do valor que corresponde ao seu consumo interno de água. Isso evita o rateio inadequado do valor total da conta de todo o prédio pelo número de unidades, que geralmente acarreta prejuízos para aquela unidade que conta com um número menor de moradores.

Além disso, a conta geral do condomínio passa a apresentar a tendência de sofrer uma redução, já que, por meio dos medidores instalados, cada morador tem a possibilidade de saber o quanto consome, conseguindo, dessa maneira, gerenciar melhor o seu consumo.

Outro benefício referente a essa medição individualizada corresponde a uma cobrança mais justa, uma vez que cada morador vai pagar pelo que consome. É válido citar também, como vantagem, uma melhoria técnica, pois esse processo conta com uma tecnologia que torna os vazamentos e demais transtornos mais fáceis de serem percebidos, facilitando assim que qualquer desses problemas possa ser sanado a tempo.

Também é possível salientar, como benefício, uma redução de desperdício, redução também da inadimplência e, por consequência, uma redução da taxa de condomínio.

A individualização também traz benefícios para o meio ambiente, uma vez que ele estimula a evitar o desperdício.

A individualização de água e gás já foi estipulada na lei número 3557, lançada no dia 18 de janeiro de 2005, tanto que os projetos de novos prédios já preveem na sua construção o processo de individualização entre as unidades.

Tecnologia para medição individualizada

Já que a individualização de água e gás atualmente é uma realidade, é necessário que moradores e síndicos possam contar com maneiras adequadas para se adaptarem a esse conceito. Nesse caso, a empresa Tecmetra traz as melhores tecnologias para facilitar a leitura individualizada de água e gás dos prédios, tanto residenciais quanto comerciais.

A empresa está apta a instalar tanto a individualização direta, onde os medidores são instalados nos shafts hidráulicos do prédio, quanto a individualização interna, onde os medidores e demais equipamentos são instalados nos registros de cada apartamento. Além disso, a leitura é realizada por rádio transmissão, o que a torna mais precisa e prática.

Vale citar que, nesse processo, os síndicos poderão acessar a gestão de consumo de maneira online, possibilitando que ele saiba qual é a unidade, por exemplo, conta com algum vazamento ou outro tipo de problema.

Além disso, os próprios moradores podem acompanhar o consumo próprio por meio de aplicativos em smartphones.

Portanto, quando o assunto for telemetria , entre em contato com um Especialista Tecmetra e confira o pacote de vantagens que temos para você.

medição individualizada de água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat