Individualizacao de agua

Como o aplicativo da Tecmetra está ajudando as pessoas que moram em condomínios

Como o aplicativo da Tecmetra está ajudando as pessoas que moram em condomínios?

Com a Lei 13.312 sancionada pelo presidente Michel Temer, no ano passado, medição individual de água e gás já não é mais um privilégio, mas sim uma obrigação por parte da administração dos prédios, construtoras e empreendimentos imobiliários. E tal medida pode ser a responsável por uma economia de água de até 40% na conta do condomínio.

Um recurso que tem ajudado inúmeros edifícios em São Paulo, e selado a paz entre os condôminos, é o aplicativo da Tecmetra, que permite aos condôminos checar as informações de suas contas individuais de água e gás. Esta individualização ocorre através da Telemetria, utilizada tanto para as obras das Construtoras quando em grandes empreendimentos imobiliários.

A Tecmetra é uma empresa que atua no ramo de telemetria, medição individual de água e gás, oferecendo uma plataforma completa com Gerenciamento Eletrônico de Dados, Gestão de Contas, Tecnologia Avançada e Segurança Hidráulica. Sendo que todos os Equipamentos são homologados pelo Inmetro e pelas Companhias de Água.

Desta forma, as Construtoras e os empreendimentos imobiliários já adquirem uma tecnologia capaz de efetuar a medição individual de água e gás de cada unidade do edifício. E através da Telemetria, a leitura individualizada pode ser consultada em qualquer dispositivo através da internet, tablet ou smartphone.

A telemetria, cujo nome é de origem grega e significa “tele-medida”, é a medição e a comunicação de informações de um ponto ao desenvolvedor. Empreendimentos imobiliários e projetos de diversas construtoras podem ser contemplados com esta tecnologia. A Telemetria funciona da individualização de cada medição, que pode ocorrer de duas maneiras:

A primeira, também chamada de direta, é a ligação dos medidores diretamente nos shafts ou distribuidores do prédio. A segunda é através da instalação dos medidores nos registros de cada apartamento.

E como é feita a leitura desses hidrômetros?

Através da rádio transmissão!

Assim, a medição individual de água e gás é enviada para a central que armazena estes dados em um servidor na nuvem (web), e por sua vez os retransmite para um concentrador padrão instalado na portaria do prédio. Este concentrador armazena as contas individualizadas dentro de um portal na web chamado SISGEM – Sistema Gerenciador de Medidas.

Neste Portal, tanto o síndico como o administrador terão acesso aos dados de consumo e principalmente, a um aviso instantâneo caso haja qualquer vazamento em uma das unidades. Tudo para evitar gastos e problemas maiores com umidades e grandes reformas.

Os condôminos também podem checar as mesmas informações através do site ou do aplicativo da Tecmetra em qualquer dispositivo.

Através deste aplicativo, é possível checar individualmente cada conta e saber, por exemplo, se está ou não consumindo a água de forma consciente. Cada família pode se programar e se reeducar, contribuindo também para o meio ambiente.

Também fica mais difícil qualquer extravio de contas e, com isso, o possível corte por falta de pagamento. É uma forma mais tranquila de evitar transtorno e tornar o consumo de água ainda melhor.

medição individualizada de água

Gostou desse post? Compartilhe e leia outros artigos em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat