5 sinais que a individualização de água é a solução para redução de custos do seu condomínio.

Em julho de 2016, o Poder Executivo Federal sancionou a Lei 13.312, que obriga os novos condomínios que forem construídos no país a ter medição individual de água.

O objetivo da medida é incentivar a economia no consumo de água e promover uma distribuição mais justa das despesas entre os condôminos.

Através da medição individual, exceto pelo consumo das áreas coletivas, cada condômino paga por aquilo que consumiu. Em síntese, é uma forma de controle do desperdício de um ativo de valor para a coletividade.

A partir da adoção da individualização de água, o desperdício será sentido no bolso, mas só dos esbanjadores, ocorrendo o contrário com aqueles que fazem uso responsável da água.

A questão, entretanto, não se reduz exclusivamente ao consumo responsável. Muitas vezes, uma pessoa que mora sozinha e pouco fica em casa, é, de forma injusta, obrigada a pagar a mesma cota de uma família numerosa.

Uma pena que a lei só entre em vigor cinco anos após a publicação e que não seja extensiva aos condomínios já existentes, uma vez que a instalação de hidrômetros individuais traz outros benefícios, além do controle sobre o consumo e a cobrança mais justa.

Segundo os especialistas, a queda do consumo trazida pela individualização de água acarreta, consequentemente, a diminuição do consumo de gás e energia. O produto dessa equação é a redução do custo do condomínio e, consequentemente, do valor da cota condominial para cada morador.

A boa notícia

A boa notícia é que os síndicos que se preocupam com o controle dos custos, o bem estar financeiro de seus condôminos e a percepção do condomínio como um lugar onde as pessoas se preocupam com sustentabilidade, podem, por iniciativa própria e bom senso, adotar a individualização de água.

Síndicos que tiveram a iniciativa de adotar a individualização de água puderam constatar o desequilíbrio que passou a existir entre as taxas individuais, mostrando o quanto é injusto o modelo tradicional de compartilhamento do custo de água do condomínio.

Sem contar, evidentemente, com a redução do consumo de água e o peso dessa variável nas despesas do condomínio.

Tecmetra – Individualização de água e gás

A Tecmetra é uma empresa especializada na adoção de soluções de alto valor tecnológico para a individualização de água e gás.

Os serviços da Tecmetria abrangem a instalação dos aparelhos de medição, o gerenciamento eletrônico de dados, a gestão das contas e políticas de segurança hidráulica.

O sistema usado pela Tecmetra abrange a instalação do hidrômetro e do sistema de telemetria, que é um sofisticado sistema de medição remota, feita através de aparelhos de leitura individualizada.

Para os síndicos que desejam reduzir as despesas do condomínio, a Tecmetra possui tecnologia para medição individualizada também de gás e energia.

Os síndicos podem contar com soluções customizadas de acordo com as características das instalações do condomínio.

Com a Tecmetra, você vai obter muitas vantagens, como:

– Redução do consumo de água;
– Contas mais justas. Cada um paga pelo que consome;
– Redução da despesa do condomínio com água;
– Condomínio mais barato;
– Consumo responsável de um bem valioso.

 

medição individualizada de água

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat